A Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados – ABAD apresentou na edição de maio de 2022 da Revista Distribuição o ranking do mercado atacadista em 2021, o principal estudo sobre a atividade do setor de distribuição, apurado e auditado pela NielsenIQ.

Segundo o presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, “o crescimento apresentado mostra a força do canal indireto e, consequentemente, do pequeno e médio varejo, que está mais vivo do que nunca, pois a conveniência se mostra cada vez mais importante na vida do consumidor.”

O tamanho do mercado de consumo no Brasil

Os números impressionam: 308,4 bilhões de reais foi a parcela com que o setor Atacado Distribuidor participou do montante geral do consumo em 2021, equivalente a 51,3% do total do mercado, projetado em 601,3 bilhões de reais, isso em um ano desafiador, em que o avanço da vacinação e a crise da pandemia, em conjunto com o acúmulo da inflação – que bateu a casa de 10% –, marcaram a vida do brasileiro.

Ranking ABAD-NielsenIQ 2022 - O tamanho do mercado de consumo no Brasil
Fonte: Ranking ABAD/NielsenIQ 2022
Ranking ABAD-NielsenIQ 2022 - Evolução e participação do setor atacadista
Fonte: Ranking ABAD/NielsenIQ 2022

Em comparação com 2020, nota-se um crescimento nominal de 7% no consumo geral (de 562,4 bilhões de reais) e de 7,1% na participação do atacado distribuidor.

Além das estatísticas o estudo aponta ainda algumas previsões e tendências para 2022, como a importância da parceria dos distribuidores com os varejistas, ao oferecer também a prestação de serviços; os investimentos necessários em gestão e sistemas de informação, bem como na eficiência logística; a ampliação do protagonismo do varejo de proximidade (ou de vizinhança) que tem motivado as grandes redes a partirem para esse modelo de negócios; e o contínuo crescimento do e-commerce, que foi prioridade nos anos de 2020 e 2021.

A Dismax no ranking 2022

A Dismax tem se destacado no setor ao navegar nessas tendências e investir continuamente em tecnologia, na sua presença omnichannel e, principalmente, na gestão de pessoas e sua capacitação, pautadas na humanização e excelência.

Ranking ABAD-NielsenIQ 2022 - Posição da Dismax no ranking
Fonte: Ranking ABAD/NielsenIQ 2022

Tal posicionamento se reflete nos números: em 2021, a Dismax subiu 3 posições no ranking nacional da ABAD/NielsenIQ, se mantendo em 11º lugar no ranking estadual, com um faturamento total de 105 milhões de reais – um crescimento de 30% em relação ao ano anterior.

Confira aqui a edição especial da Revista Distribuição com a tabela geral de classificação das 669 empresas respondentes de todo o Brasil no estudo de 2022 (ano base 2021).

Abrir chat
Olá! Podemos te ajudar?
Olá!
Podemos te ajudar?